receitascomcarne.com

Cortes de carne bovina: Guia com 15 tipos e seus usos

Você já se sentiu um pouco perdido em frente ao balcão do açougue, olhando para uma infinidade de nomes e peças, sem saber exatamente qual levar para casa?

Fraldinha, maminha, acém, patinho e etc. A variedade é imensa e, sem o conhecimento certo, a chance de escolher a peça errada para a sua receita é grande.

É exatamente para resolver esse problema que preparamos este guia completo sobre os 15 cortes de carne bovina mis conhecidos do mercado.

Picanha

01

É um dos cortes de carne bovina mais nobres e desejados, famosa por sua suculência e sabor inconfundível, atributos que vêm diretamente da sua generosa capa de gordura.

Filé mignon

02

Sua textura quase desmancha na boca. Localizado na parte traseira do animal, não apresenta nervos e fibras rígidas. Possui um baixo teor de gordura, o que o torna um corte delicado.

Contrafilé

03

Ele é retirado do lombo do boi e é reconhecido por ter uma camada de gordura lateral que lhe confere muita suculência e um sabor marcante.

Alcatra

04

É uma peça grande e macia, localizada na parte traseira do boi, que se subdivide em outros cortes excelentes: a picanha, a maminha e o miolo da alcatra. 

Fraldinha

05

É um dos melhores cortes de carne bovina para churrasco, especialmente quando assada inteira na grelha em fogo médio, para que cozinhe lentamente.

Maminha

06

A maminha faz parte do conjunto da alcatra. É um corte de formato quase triangular, com uma boa capa de gordura em um dos lados, o que garante umidade e sabor ao preparo.

Acém

07

É uma carne com mais fibras e colágeno, menos macia em preparos rápidos. Seu sabor é um dos mais intensos e deliciosos entre todos os cortes de carne bovina, perfeito para cozidos.

Costela

08

É a combinação perfeita entre carne, gordura e ossos. Os ossos liberam um sabor profundo durante o cozimento, enquanto a gordura entremeada derrete e amacia as fibras.

Cupim

09

Sua principal qualidade é a intensa gordura entremeada em suas fibras, o que lhe confere uma suculência e um sabor únicos após o preparo. É ideal para churrascos.

Patinho

10

É um corte magro e versátil, localizado na parte traseira do boi. Por ter pouca gordura, é uma opção muito saudável para o preparo de carne moída de primeira qualidade.

Coxão mole

11

É uma carne macia e com pouca gordura. É um corte grande e uniforme, o que o torna muito bom para uma variedade de pratos. Suas fibras são curtas e de ótima textura. 

Coxão duro

12

Possui fibras mais longas e rígidas e uma textura mais firme que seu “vizinho” mole. Contém mais gordura concentrada em uma capa externa.

Lagarto

13

É um corte de formato arredondado e alongado, localizado na traseira do boi. É uma carne muito magra, com fibras claras e compactas.

Paleta

14

É um corte grande do quarto dianteiro, retirado da pata da frente do boi. Assim como o acém, é uma carne saborosa, com mais fibras e colágeno, ideal para cozimentos longos.

Músculo

15

Pode ser tanto dianteiro quanto traseiro. Muitas vezes negligenciado, este é um dos cortes de carne bovina mais nutritivos, saborosos. e extremamente rico em colágeno.

Leia o artigo completo em: